sábado, 28 de fevereiro de 2009

À ESPERA DE MELHORES DIAS



UAM 652 ALMIRANTE FERREIRA DO AMARAL, lancha salva-vidas que deve ter terminado os seus dias .
Se, se, se , isto fosse como devia ser , era minimamente recuperada e integrada num espaço museológico.
Mas neste país dito de marinheiros e em tempos de vacas magras o mais certo é ir continuando a apodrecer por ali.
Obs. Terminou os seus dias, foi abatida ao efectivo a partir de 2007-08-01.
Fuzeta, 09-02-23

4 comentários:

Rui Amaro disse...

Ao pesquisar na Internet por uma foto e elementos sobre a mística lancha salva-vidas ALMIRANTE FERREIRA DO AMARAL (UAM 652), a fim de preparar e ilustrar um texto a postar no meu Blogue NAVIOS Á VISTA, sobre o seu naufrágio quando prestava assistência às embarcações de pesca na problemática barra de Viana de Castelo, onde iniciara a actividade, que vitimou o seu arrojado patrão e mais dois membros voluntários da tripulação, salvando-se apenas o motorista, que a muito custo conseguiu trazer aquela embarcação a bom porto, em Outubro de 1960, fui encontrar o magnifico blogue BARCOS + NAVIOS, cheio de excelentes fotos, pelo que me cumpre felicitar o seu autor e incentivá-lo a continuar em frente.
Segundo me parece aquela lancha salva-vidas terminou os seus dias na Fuzeta e foi abatida ao efectivo a partir de 01/08/2007, mas será que já foi desmantelada ou continua em degradação!?
Mas é como diz. Se, se, se, isto fosse como devia ser, era minimamente recuperada e integrada num espaço museológico. Valha-nos os navios SANTO ANDRÉ, GIL EANNES, CREOULA e outras pequenas embarcações, e a agora empresa Pascoal & Filhos, de Ílhavo, que está a recuperar o SANTA MARIA MANUELA e o ARGUS.
Aqui na cidade do Porto, temos a lancha salva-vidas (alumínio) a remos VISCONDE DE LANÇADA, da extinta Estação de Socorros a Náufragos da Foz do Douro, um dos primeiros salva.vidas de Portugal, que julgo ainda estar guardado no Quartel do B.V. Portuenses, quando deveria estar colocado junto à barra como motivo alegórico, como já esteve. Já tenho chamado a atenção para esse facto, mas fica tudo na mesma. Enfim!
Tenho tentado arranjar uma foto da ALMIRANTE FERREIRA DO AMARAL no porto de Viana do Castelo mas sem êxito, pelo que pedia o grande favor de me autorizar a postar ao referido texto, uma das fotos, que julgo tenham sido obtidas na Fuzeta, também terra de antigos pescadores bacalhoeiros, o que desde já muito agradeço.
http://naviosavista.blogspot.com/2008_04_27_archive.html
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro – Navios à Vista – Ruipfa@gmail.com

jjcm disse...

Obrigado pelo comentário e pelas informações avançadas.
As minhas desculpas pela falta de resposta até ao momento.
Pode dispor das fotos, foram tiradas no local e data indicadas.
Volte sempre.
Saudações
JJCM

Rui Amaro disse...

Caro Amigo
Muito grato pelo favor especial
e da minha parte disponha sempre.
Saudações maritimo-entusásticas
Rui Amaro

ArtMar disse...

... é ver, nos jardins por de trás do Pavilhão das Galeotas (M de M), se ainda lá está o "Ferreira do Amaral" !!!